terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Transporte clandestino circula livremente pelo Centro de Campos

O transporte clandestino é comum em Campos. Os carros particulares conseguem fazer esse tipo de serviço livremente pelas ruas da cidade

Dezenas de carros particulares que fazem o transporte clandestino em Campos estão deixando as ruas do Centro da cidade ainda mais caóticas. Na rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo com Carlos Gomes, a situação se agrava a cada dia. Os automóveis, sem identificação, param em cima das estreitas calçadas, atrapalhando a circulação de pedestres e impedindo o fluxo de outros veículos.  

De acordo com comerciantes do local, a Guarda Municipal até tenta resolver a situação, mas em poucos minutos o transporte irregular retorna. “Eles passam, ligam a sirene para que os veículos se dispersem , mas rapidamente os carros estão de volta para pegar mais passageiros. Não bastasse estarmos sofrendo por causa da interdição da rua devido às obras da prefeitura, ainda somos obrigados a conviver com a máfia do transporte clandestino. Acho que os profissionais da Guarda Municipal e da Emut fazem vista grossa para esse problema”, reclama Amaro Ribeiro Duarte, gerente de uma loja de aluguéis de roupas, ressaltando que os carros fazem a linha Centro – Jardim Carioca.  

A situação se repete também na rua Carlos de Lacerda. Em alguns horários, verdadeiras filas se formam. “Neste ponto, os carros só levam pessoas que vão para o Parque Santa Rosa”, afirmou a vendedora Andrea Macedo. Ela diz que é obrigada a usar o transporte clandestino por causa da falta de ônibus e de vans legalizadas.

Na principal praça da cidade, a São Salvador, os carros que fazem o transporte clandestino contam até com um ponto de apoio. Os chamados “papagaios” organizam as paradas dos veículos para que os passageiros possam embarcar. Os embarques, desembarques e as cobranças dos passageiros são feitas de forma tranquila, sem demonstrar o menor medo de uma provável fiscalização.

Segundo o diretor de transportes da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Sidnei Santana, em relação aos carros de passeio que fazem o transporte clandestino, o órgão trabalha no sentido de evitar que o transporte seja realizado, retirando os passageiros desses carros em caso de evidência.

Quanto  à apreensão desses carros irregulares, a responsabilidade é da Guarda Civil Municipal e, em caso de irregularidades na documentação, os veículos devem ser apreendidos pela Polícia Militar e enviados para o pátio de veículos apreendidos. A Emut é responsável pela regulamentação e não tem poder de apreensão de veículos.

Procurado pela equipe de reportagem do jornal Terceira Via, o comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Mello, não estava em Campos para comentar o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário