quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Emut publica edital de licitação para transporte coletivo em Campos

Concessão será dividida em três lotes, sendo cada um com 125 ônibus
 Carlos Grevi

Concessão será dividida em três lotes, sendo cada um com 125 ônibus

A Empresa Municipal de Transporte (Emut) publicou nesta quinta-feira (21/02), no Diário Oficial do município o edital de licitação para concessão da exploração e prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros no município nos próximos anos. 
A Comissão Permanente de Licitações, através de concorrência pública nº 001/2013, convoca os representantes das empresas interessadas em participar da licitação a se apresentar na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Campos, na Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, Parque Santo Amaro.
Pelo que foi estabelecido em edital, a cidade deverá sofrer mudanças na concessão do serviço, com a divisão dos trabalhos em três lotes, cada um deles com 125 ônibus, todos eles com acessibilidade e média de três anos de fabricação. Na manhã desta quinta-feira, o presidente da Emut, Álvaro Oliveira, informou as mudanças que deverão acontecer, tornando o transporte em Campos ainda mais eficiente.
Álvaro destacou as novidades que vão surgir, com novas linhas e terminais, que vão fazer com que o usuário possa se deslocar por toda a cidade, com uma única tarifa, e sobre a maior eficiência que o transporte vai apresentar com a chegada de novos e modernos veículos, que as empresas vencedoras da concorrência pública deverão apresentar, atendendo as exigências publicadas no edital, que consta de cerca de 900 páginas. O edital está à disposição dos interessados na Comissão Permanente de Licitação.
“Muito em breve a cidade de Campos vai ter um modelo moderno de transporte coletivo. A passagem a R$ 1,00 vai continuar, com uma qualidade superior no trabalho apresentado pelas empresas”, afirmou Álvaro Oliveira, confirmando que com o novo sistema a ser implantado, vão acabar as linhas sobrepostas, que segundo ele, concentram hoje a maior parte das rotas dos ônibus de Campos.
Segundo o presidente da Emut, toda a cidade vai ser atendida com a ampliação das linhas, que vão chegar aos novos bairros, passando por itinerários diversificados, aumentando a opção de quem utiliza diariamente o transporte coletivo.
TAMANDARÉ RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA VOLTAR A CIRCULAR 
 A Empresa Municipal de Transporte (Emut) deferiu parcialmente, o plano de recuperação apresentado no início do mês pela Empresa Tamandaré, para que seus ônibus pudessem voltar a circular. Com isso, a empresa volta a atender aos usuários com uma frota de 17 ônibus, alugados de uma empresa de Minas Gerais. A Tamandaré vai continuar sendo observada pela Emut, para que possa voltar às atividades normais.
"Nós resolvemos deferir o pedido de maneira parcial, mas a empresa vai continuar sendo observada, e até o dia 1º de março, deverá apresentar outros 63 ônibus, já que a proposta para voltar a circular era a de que colocaria 80 ônibus nas linhas aonde vinha atuando. Se neste período, a empresa não cumprir com o que foi determinado, vamos abrir um processo de exclusão da empresa do sistema", afirmou o presidente da Emut, Álvaro Oliveira.
Os ônibus voltam a atuar nas linhas de Goitacazes, Ururaí, Parque Saraiva e Bugalho, as últimas nas quais vinha atuando, quando se retirou das ruas de Campos, após uma paralisação de funcionários por falta de pagamento. Neste período, outras empresas assumiram as linhas regulares da Empresa Tamandaré, garantindo o atendimento à população desses bairros. Os ônibus não têm a logomarca da Tamandaré, mas vão atender aos bairros que tradicionalmente eram atendidos pela empresa.
"A volta da Empresa Tamandaré vai garantir um aumento significativo na oferta de vagas para os passageiros de Campos, liberando as empresas que vinham ocupando essas linhas para o reforço das demais. Não poderíamos negar a oportunidade da empresa se reerguer, mas ela vai ter que provar condições de voltar às atividades normalmente até o final do mês", garantiu o presidente da Emut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário