sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Saiba do que você precisa para viajar com crianças

Crianças menores de doze anos só podem viajar com os pais ou responsáveis com a documentação necessária

As férias são um período em que muitas pessoas aproveitam para realizar aquela tão sonhada viagem. Enquanto uns optam pelo avião ou automóvel, outros, por diversos motivos, preferem viajar de ônibus. Como toda viagem, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no que diz respeito à viagem com crianças.

De acordo com Marcelo Guzzo, supervisor comercial de uma empresa de ônibus, é fundamental que os pais ou responsáveis estejam atentos aos documentos necessários para que não haja nenhum tipo de problema na hora do embarque.

“Crianças menores de doze anos só podem viajar com os pais e/ou responsáveis, além de ambos (crianças e pais ou responsável) estarem munidos de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Em caso de cópia,  devem ser autenticadas também nos dois casos”, adverte o profissional, lembrando que essas exigências servem para qualquer tipo de viagem.

“Não importa se é intermunicipal ou interestadual. A documentação é uma exigência que está na lei. Portanto, para evitar problemas na hora do embarque, o ideal é que os passageiros já estejam com a documentação correta em mãos”, acrescenta.

Nessa época do ano, ocorre um aumento significativo do número de pessoas que utilizam ônibus para viajar. Ainda de acordo com Marcelo, a falta dos documentos necessários é um problema muito comum nesse período devido a esse aumento. “No fim do ano, há um crescimento em torno de 20% do número de passageiros. Outra dúvida comum dos pais e responsáveis é em relação à viagem de crianças acima dos doze anos de idade. Ao contrário do que muita gente pensa, elas podem  viajar sozinhas; no entanto,  precisam estar com os documentos originais”, explica.

Marcelo  lembra que, para viajar com alguém que não sejam os pais/responsáveis (tios, avós, vizinhos, amigos e outros), é necessária uma autorização dos pais ou dos responsáveis, que pode ser manuscrita, além de uma autorização judicial.  

Fonte: Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário