quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Sistema de transporte integrado dever ser implementado em Campos

Fotos: Daniela Abreu / Carlos Grevi
Modelo apresentado em audiência pública vai atender todo município
Modelo apresentado em audiência pública vai atender todo município
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Um modelo integrado, com mobilidade e tarifa única. Este é o novo planejamento para o transporte coletivo rodoviário em Campos. O projeto básico foi apresentado pela empresa Planum, que é responsável pelo estudo da licitação, na segunda audiência pública ocorrida na tarde desta quinta-feira (18/10), no auditório da Prefeitura Municipal. No encontro, populares e empresários do setor de transporte coletivo puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos. 

Segundo dados apresentado durante a audiência, Campos possui uma densidade demográfica de 115.000 hab/Km² e 463.731 habitantes segundo dados do senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Deste total são 3,1 milhões de passageiros, sendo 490 mil com direito a gratuidade. A frota é 329. Para atender essa demanda foram realizados pesquisa de movimentação, planilha de embarque — que avalia, por exemplo, de onde o passageiro veio e para onde vai.

O sistema integrado foi desenvolvido entre as cinco linhas principais que são: Eldorado/ Bela Vista; Eldorado/Santo Amaro via Guarus; Eldorado/ Santo Amaro via Calabouço; Quinze de Novembro/ Horto; Santo Amaro/ Horto. Para cada linha foi criado um terminal, porém irão operar de forma integrada com as linhas complementares, já que de acordo com as pesquisas, o desejo de 70% da população é passar pela área central.

Segundo o consultor da empresa Planum, Luiz Vagner, a forma de resolver o problema do transporte coletivo na cidade é através de um sistema de transporte consolidado e pensar no índice de passageiros por quilômetro quadrado criando uma confiabilidade ao usuário. Isso refletirá na tarifa, serviço e investimentos dos empresários.

“Campos tem um modelo diferenciado e não é somente a área central que tem grande demanda de usuários. Por isso o sistema bairro a bairro, que apresentamos, visa contemplar todos no que diz respeito a serviços do transporte coletivo urbano, distrital e rural”, disse o consultor enfatizando que o sistema não abrange a integração intermunicipal.  

Ainda segundo Luiz Vagner, com o município todo integrado, através das linhas principais e com tarifas consolidadas em cada um dos pontos, não haverá nenhuma área desatendida. Entretanto, é preciso deixar claro que é impossível humanamente agradar a todas as áreas.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Álvaro Oliveira, está previsto para ser publicado em Diário Oficial o edital de licitação de novas linhas. Isso deve acontecer até o final deste ano. A partir daí, o prazo é de 45 dias para aplicação e implementação no município.  


A concessão de serviços está previsto nos termos da Lei Orgânica Municipal (artigos. 96 e 252), da Lei Municipal 8.284, de 16 de dezembro de 2011, com as alterações da Lei Municipal nº 8.302, de 11 de junho de 2012, as Leis Federais 8.666/93, 8.987/95 e 9.648/98.

Além da Planum e  Emut, também tiveram presentes na audiência o comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Mello, o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, e o presidente da Comissão Permanente de Licitação, José Carlos Monteiro.

Virna Alencar - Estagiária
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